Chamada dos vereadores pelo secretário:
Cleuza fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores, exceto o vereador Arhur que justificou sua falta.
|
Abertura da sessão:
Após a chamada, a presidente vendo que havia número legal e regimental, deu abertura à reunião em nome de DEUS, às 18h18.
|
Oração:
A pedido, Gilberto Pereira Evangelista fez a oração.
|
Leitura da ata da reunião anterior:
A ata foi lida por Cleuza, submetida em discussão e aprovada por todos presentes.
|
Indicações:
As indicações foram lidas e aprovadas pelo plenário: 004/2025 "Para que construa uma rotatória no trevo que dá acessoa à comunidade São Sebastião da Vista Alegre" autoria dos vereadores Arlete, Arthur, Geraldo e Max; 005/2025 "Para que sejam calçadas duas ruas na comunidade São Sebastião da Vista Alegre" autoria dos veradores Arlete, Arthur, Geraldo e Max; 024/2025 "Indica a necessidade de asfaltamento de estradas no córrego Canafístola" autoria dos vereadores Marcos, Lucilene, Silvânio, Cleuza e Maria de Lurdes; 029/2025 "Indica a necessidade de asfaltemento de ruas Evaldo Fernando da Rocha, Rita Barnabé Evangelista e José Alberto Evangelista" autoria dos vereadores Marcos, Lucilene, Silvânio, Cleuza e Maria de Lurdes.
|
Matéria para discussão e votação:
PROJETO DE LEI nº 206/ 2025: "Dispõe sobre autorização para ingresso do Município de São João do Manhuaçu no CIMVA, ratifica cláusulas do contrato do consórcio e dá outras providências", PROJETO DE LEI nº207/ 2025: "Modifica a Lei Municipal nº 590, de 24 de fevereiro de 2012, modifica a Lei Municipal nº 540, de dezembro de 2010, e dá outras providências" e PROJETO DE RESOLUÇÃO nº 01/2025 “Altera o Anexos I, II, III e IV da Resolução nº 002, de 22 de maio de 2019; cria o cargo de Assessor de Relações Parlamentares e dá outras providências", autoria da mesa diretora: PROJETO DE LEI nº 208/2025: "Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial para transferência de verba ao Instituto Restauração com Amor e Arte — RESTAURART no exercício de 2025 e dá outras providências": Foram submetidos em discussão e votação tendo sido aprovados por unanimidade, com dispensa dos pareceres. O PROJETO DE LEI nº 208/2025 não constava na pauta do dia, mas em concordância com o plenário foi colocado em pauta para discussão e votação, tendo obtido aprovação unânime do plenário.
|
Palavra livre:
Max cumprimentou todos. Explicou que os vídeos que grava são em prol do município. O vídeo gravado na escola Dona Duvalina foi para comprovar o real estado da escola e que qualquer cidadão pode ir lá e conferir. Pediu respeito pela fiscalização de cada vereador. Finalizou sua fala esclarecendo sobre o voto de abstenção no projeto de lei nº207/ 2025, pois não concorda com a criação de mais um cargo de secretário; Marcos cumprimentou todos. Esclareceu ao Max, sobre o vídeo na Escola Dona Durvalina, que entende o papel do vereador de fiscalizar, mas que não concorda com alguns pontos; Geraldo cumprimentou todos. Falou que o ex-prefeito fez muita coisa, mas deixou a desejar em alguns pontos. Disse que está com um problema no abastecimento d`água há mais de quatro anos, no tempo que ele fazia a limpeza nunca faltou água, finalizou sua fala pedindo ajuda aos colegas na resolução do problema; Maria de Lurdes cumprimentou todos. Disse ser importante fiscalizar as obras, mas também deve-se olhar para trás e ver o que já foi feito nos útimos oito anos - pois são coisas que somam; Arlete cumprimentou todos. Disse concordar que o prefeito fez muitas coisas, mas que a busca por mais melhorias continuam, pois São João do Manhuaçu tem muito a crescer; Cleuza cumprimentou todos. Disse que no período anterior ao ex-prefeito, Sérgio, quando era servidora, as coisas eram escassas. Contudo, hoje, as coisas mudaram, há médico 24h e um ótimo amparo na saúde. Que é necessário se unir em prol do povo e criticar menos. Sobre o vídeo que foi feito na escola Dona Durvalina, disse que não concordou, pois a obra não havia sido terminada; Silvânio cumprimentou todos. Disse que os vereadores e o povo precisa unir forças para avançar mais. Orientou os vereadores a procurarem seus deputados para conseguirem verbas. Finalizou sua fala fazendo um convite a todos para a Caminhada das Águas, em Simonésia; Marcos reforçou a fala do Silvânio sobre a importância de buscar emendas; Lucilene agradeceu a todos presentes. Disse ao Max que o direito à fala para retornar ao vereador só ocorre quando a honra é ofendida. A escola Dona Durvalina foi inaugurada, mas ainda não está totalmente pronta, algumas salas foram abertas para atender a grande demanda de alunos do município, pois a antiga escola já não está suportando e será feita uma outra inauguração da escola. Acrescentou ainda que qualquer dúvida que vier a ter sobre os projetos pode pedir documentação. Ressaltou a importância da indicação dos asfaltos que trará benefícios. Finalizou dizendo que a escola do Criciúma foi desativada e que foi protocolado o requerimento na prefeitura dia 25 de fevereiro de 2025, para a implantação de um posto de saúde naquela localidade, visando propiciar o melhoramento no atendimento aos moradores da referida comunidade. Deu por encerrada a sessão.
|
Encerramento da sessão:
Nada mais havendo a tratar, a presidente da câmara, Lucilene Ornelas da Silva Santos, deu por encerrada a sessão, determinando aos servidores Alcimar Afonso e Eriton Campos que lavrassem a presente ata, que após lida e aprovada será assinada por todos. Câmara São João do Manhuaçu, 12/03/2025. Sessão encerrada às 19h27.
|